25 de dezembro de 2010

No Alecrim (e em todo lugar) tem...atendimento ruim!



Relutei em vir escrever aqui para vocês sobre alguns péssimos atendimentos no qual somos obrigados a passar ou presenciar, mas no clima de Natal e sabendo que o comércio neste período é uma loucura e nem dá para reclamar muito...aqui vou eu.

Bom, evito neste período sair para as 'bandas' do Alecrim e Shoppings. Procuro planejar minhas compras antes para evitar o caos. Mas como trabalho com brindes e o as encomendas 'bombaram', o Alecrim é sempre minha salvação.

Mas quero registrar aqui minha indignação pelos maus atendimentos em algumas lojas por lá. Pela falta de respeito que os vendedores e as lojas tem com seus clientes e, pasmem, pelo principal motivos para estarem ali. Em especial pelo Ponto dos Botões, porque vale salientar que não gosto muito dessa história de não dar nomes aos bois. Meu papel aqui é indicar o que o Alecrim Tem, de melhor ou de pior, mesmo não sendo com a frequência que gostaria. Mas o fato é que fui pessimamente atendida 3 vezes durante os últimos 15 dias, e juro que sou a pessoa mais paciente do mundo. Meus amigos podem falar e atestar por mim.
Fui literalmente a bolinha de ping-pong de vendedores até que um, 25 minutos depois e naquele astral, resolveu tirar uma 'ficha' dos produtos que (pasmem) escolhi sozinha, mas que infelizmente você não pode ir direto ao caixa. Um processo que acaba estressando a vida de clientes e dos próprios funcionários, sobrecarregados em atender, procurar, satisfazer e a tirar a tal ficha. Fiquei imaginado qual moderníssima logística de Gestão utilizada pela grandiosa direção desta empresa.

Lojas procuram organizar seus estoques, turbinar suas equipes com mais funcionários, manter o pessoal com camisetas e fardinhas novas, luzes, laços e árvores piscando de todas as cores. Mas esquecem de monitorar e avaliar seus processos, ajustar e principalmente a treinar e acompanhar pessoas. Manter uma equipe proporcional ao seu movimento e necessidades. Avaliar e ajustar diariamente permitindo um atendimento justo e satisfatório. Que gerentes ocupem a função de gerente, e não de caixa, vendedor, estoquista e tudo mais, de uma única vez.

Sei que manter um negócio não é fácil, nem simples, e gerenciar pessoas muito menos. Mas tem uma coisa tão básica, mas tão básica que nem os grandes e pequenos cursos de Gestão ensinam mais: se um cliente é bem tratado, mesmo não tendo a mercadoria, a tendência dele é continuar voltando.

O Sebrae inseriu no bairro o primeiro projeto ALI, um projeto de empreendedorismo para semear inúmeros conceitos e melhorias no comércio local. Sei que muitos empresários e pequenos comerciantes aderiram e compraram a ideia, mas incrivelmente os maiores não. "Sem tempo pra ver isso, sabe meu filho". Essas foram algumas das conversas que escutei por lá.

E juro que não sou de reclamar, só quando fico indignada assim. Quando percebo que aquela situação não é uma exceção.

Prometo não voltar nem tão cedo por lá, e a continuar fazendo contra-propaganda quando me perguntarem sobre o local, porque, meu caro gerente, quando um cliente vier falar com você, sinta lisonjeado, escute, "peneire" ali uma oportunidade de melhoria e descarte o que realmente for desabafo com bastante simpatia, pois nem sempre os clientes insatisfeitos dão algum tipo de feed-beack.

Simplesmente eles não voltam.

Só vá lá se for caso de vida ou morte ou se sua mãe pedir: Ponto dos Botões, Av. Coronel Estevam (Av.9), 1285. Filial: Shopping Via Direta, Av. Senador Salgado Filho, Natal/RN.

5 comentários:

  1. Oi, Sandrinha! Adorei que você tenha me encontrado!!! Já estou lhe seguindo, viu? Menina, essa história de mal atendimento é terrível! Luto constantemente com isso... Dou treinamentos em empresas sobre Qualidade no Atendimento, mas em muitos casos parece que entra por um ouvido e sai pelo outro...
    Muito bom saber que você trabalha com brindes personalizados!!! Também com Scrapbooking? Como está a princesinha Sofia? Beijos e um feliz ano novo!!!!!

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  2. Bem, Alê primeiramente parabéns adorei seu Blog, muito interessante!!!Até porque sei que no Alecrim tem coisas interessantissimas, mas confesso que aquela multidão me assusta. Bem na questão do atendimento, Natal está uma fonte de "mal exemplo" em relação a "atendimento ao cliente", nos SHOPPINGS os vendedores se acham muito mais importantes que vc, no ALECRIM E CENTRO, acham que o sofrimento dele é culpa do cliente. DICA PARA O CDL: NÃO ADIANTA O LOJISTA CONTRATAR PESSOAS SEM PERFIL PARA VENDAS, PARA LIDAR COM GENTE e SEM EDUCAÇÃO, PESSOAS QUE NÃO TEM O HÁBITO DE SORRIR AO DAR BOM DIA, NÃO DEVEM ESTAR EM FRENTE DE LOJA OU AO TELEFONE, DEVE SER DO BUROCRATICO PARA DENTRO!!!!!!ATÉ MAIS!!!

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  3. Concordo em Gênero, número e grau!!!!tudo verdade. Bom seria se pudessemos ter outras opções, mas o que fazer quando a procura é maior que a oferta? BANCA..!

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  4. Muito pertinente seu comentário e temos que ter coragem mesmo de divulgar, pq não? Parabéns pelo "desabafo".

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  5. Boa tarde Alessandra. Mais uma vez venho aqui para parabenizar pelo Blog, e pedir para quando vier ao Alecrim, faça uma visita a Valencia materiais elétricos, veja o atendimento dado pelo proprietário, depois comente aqui. Luz e paz!!

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