12 de outubro de 2010

Ervas medicinais ou temperos especiais





Perdoem-me pela ignorância, mas confesso que sou um pouco resistente ao uso de remédios considerados tradicionais. Além da sensação indigesta, eles me passam a impressão de que me fazem mais mal do que bem, e que futuramente estas substâncias vão se manisfestar com doenças escabrosas, tipo os filmes futuristas hollywoodianos. Uso quando não tem jeito mesmo.

Mas ignorância ou não, adoro um bom chazinho, sejam para fins medicinais ou não. Os sabores e os cheiros são deliciosos e a sensação do gostinho além da água quente é também um mundo de descobertas. Como adoro cozinhar e experimentar temperos e ervas estranhas, nada melhor do que um chá de gengibre com biscoitinhos de leite no fim da tarde.

Essa figura que apresento aqui a vocês é uma pessoinha incrível que me esbarro de vez em quando pelo bairro do Alecrim. Nas raras vezes que tenho um tempo de sobra pra papear, ele me dá orientações sobre as infinitas possibilidades de uso das ervas medicinais ou para o uso adequado em temperos.

Sr. Maurício é uma daquelas figuras tranqüilas que faz você ter a sensação de que já conhece há muito, muito tempo. Há um mês atrás, antes do meu “tour” pela feira do Alecrim, me parou para que eu explicasse o que fazia ali fotografando no meio do sol escaldante do Alecrim. E depois, o que afinal era o danado de um blog. Explicações a parte, apareceu um freguês ou outro comprovando a eficiência das famosas garrafadas que ele fabrica há mais de 42 anos e que, segundo ele, curam diabetes, colesterol, estresse e adivinhem, funcionam como energético também (ui).

Vai lá: Sua barraquinha fica na Av. 9, quase em frente a rua da Feira (Av. 1). Funciona de segunda à sexta, das 8 as 17 hs, mas fecha religiosamente ao meio dia para almoço.

Pra escutar boas histórias ou ainda para comer uma pipoca Bókus, caso você não queira nenhuma erva medicinal ou temperos, imperdível.

Um comentário:

  1. rsrrrsrs adorei seu blog e olha que eu oooooodeeeeiiiioooo ir no Alecrim. Quem sabe agora acompanhando seu blog eu não tome gosto pelo lugar???? Bjos e parabéns pela iniciantiva de valorizar algo tão único como é o bairro do Alecrim. Bjos, fica com Deus.

    ResponderExcluir

Quer trocar uma idéia? Deixe seu comentário.